Seu voo atrasou? Então preste atenção a estas dicas!
Se o seu voo teve um atraso superior a 4 horas, a companhia aérea tem por obrigação lhe proporcionar algumas facilidades, tais como: refeições, telefonemas, transporte "de" e "para" o aeroporto, além de acomodação quando for o caso.
Você também pode desistir de viajar e solicitar o reembolso do valor pago. Neste caso solicite o reembolso diretamente à companhia aérea ou à agência de viagens que lhe vendeu a passagem. Se o pagamento da viagem foi feito com cartão de crédito, o valor do reembolso será creditado diretamente em seu cartão.
É muito importante que você conheça a regra tarifária da passagem aérea que você comprou, pois existem tipos de tarifas que não permitem a prática do reembolso e que, em alguns casos, tem multa de cancelamento mais cara que o próprio valor da passagem.
Benefícios do Seguro Viagem
Como ninguém pode adivinhar os imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem, o seguro viagem pode ser uma proteção contra dores de cabeça, como o clássico caso da mala extraviada. Contratempos não tiram férias e podem estragar sua viagem!
Além disso, pequenos incidentes como um dente quebrado ou mesmo acidentes mais delicados como por exemplo quebrar uma perna esquiando podem custar muito caro em outros países principalmente quando se precisa de assistência médico-hospitalar e internação. O seguro viagem cobre esses e uma série de imprevistos que podem dar muita dor de cabeça e frustrar as férias de qualquer viajante.
Os programas de assistência em viagem existentes hoje em dia são muito eficientes oferecendo aos viajantes ligações gratuitas em português, 24 horas por dia e 7 dias por semana por valores irrisórios.
Vale lembrar também que o seguro viagem é obrigatório para algumas localidades como é o caso da Comunidade Européia. O viajante corre o risco de ter seu acesso negado a algum dos países da Europa caso não tenha contratado o seguro viagem previamente ao seu embarque.
Como Arrumar a sua Mala de Viagem?
Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Conhecer novos lugares, novas culturas, respirar novos ares, eliminar o estresse acumulado na vida cotidiana. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar quando for arrumar a sua mala de viagem:
1º Passo: A mala ideal é leve, resistente e expansível, ou seja, tem aquele recurso moderno que permite, através de um zíper, desfazer uma dobra e aumentar a capacidade de carga. Arrume a mala antes da viagem de ida com este zíper fechado e você terá espaço suficiente na volta para incluir os itens que adquiriu e para acomodar as roupas sujas, que tendem a ocupar mais espaço.
2º Passo: Escolha peças de roupas que ocupem pouco espaço, que possibilite fazer várias combinações e roupas de tecido que não amassa, como as microfibras, linha e algumas malhas. É recomendável levar roupas versáteis, como camisetas que podem ser usadas durante o dia ou à noite e peças de um mesmo grupo de cores, para poder combinar de maneiras diferentes.
Comece a mala pelas calças jeans, que devem ser colocadas no fundo, com as pernas completamente para fora da mala. Quando terminar a mala, coloque as pernas das calças jeans para dentro, “abraçando” as demais roupas – assim elas ficam com menos marcas de dobra.
Em seguida, armazene os calçados, aproveitando os cantos. Coloque as meias ou peças pequenas embrulhadas em sacos plásticos dentro dos sapatos para aproveitar melhor o espaço e evitar que eles amassem com o peso da mala. Cada par de sapatos deve por sua vez ser colocado em um saco plástico para não sujar ou manchar as outras roupas, nem ser arranhado por fivelas e botões. O viajante leva na mala um sapato social, quando viaja de tênis, ou um tênis, se viaja de sapato social. Mais do que isso, em termos de calçados, só se estiver indo para a praia e quiser levar um par de sandálias.
Os produtos de cosméticos e higiene devem ser colocados em um saco plástico (estilo ziploc) ou em frascos pequenos e rígidos. Além de facilitar o uso, também evita o contato com as roupas, no caso de derramamento de algum líquido, como perfume, shampoo, cremes, etc.
Aparelhos eletrônicos e objetos sensíveis devem ir todos na bagagem de mão, exceto se o regulamento não permitir. Verifique antes, porque o responsável pela inspeção vai te dar 2 opções: abandonar o objeto irregular, ou sair da fila e ir até o balcão da companhia para despachar. Ferramentas e itens cortantes ou perfurantes, por exemplo, devem ir todos na bagagem despachada.
3º Passo: Não esqueça de verificar se você vai precisar de: pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, telefone celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos e cópias, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, pijamas, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas de dormir, roupas para compromissos profissionais, roupas de baixo, roupas de lazer, roupas de frio, roupas de praia, calçados.
O próximo passo é só aproveitar a viagem!!!
Turbulência
Turbulência é um fenômeno atmosférico que faz o avião balançar e variar levemente a altitude, sendo mais comum quando se ultrapassa uma camada de nuvens. Pode ser causada por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento ao longo de uma zona frontal ou alterações na temperatura e pressão atmosférica. Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas.
As aeronaves são concebidas para suportar raios e relâmpagos. Quando um raio atinge um avião, passa por sua fuselagem sem comprometer a segurança de voo.
Durante o voo, permaneça sentado e com os cintos afivelados, principalmente quando for dado o aviso no avião (avisos luminosos sobre as poltronas e/ou comunicado pela tripulação). Se estiver no toalete ou corredor do avião, retorne imediatamente ao seu assento. Durante a turbulência, o serviço de bordo também é interrompido.
Durante o Voo
Sua viagem está se aproximando? Será sua primeira viagem de avião? Ou gostaria de mais informações de como será o voo? Selecionei algumas dicas bem legais para você ter um voo bem agradável!
Proteja-se do frio: A temperatura média nos aviões é de 22ºC. À noite, quando nosso organismo está produzindo menos energia, é comum sentirmos frio. Por isso não dispense as mantas distribuídas a bordo e nem esqueça de levar sempre um par de meias (geralmente elas vêm de graça na necessaire de algumas companhias em voos internacionais).
Hidratação: Em voos longos, a umidade nas cabines (em torno de 17%) aproxima-se da do Deserto do Saara. Com isso, a pele e as mucosas secam-se rapidamente. Para atenuar o inconveniente, pingue algumas gotas de soro fisiológico no nariz. Nos olhos, use colírio lubrificante e na pele, creme hidratante. Durante o voo, beba bastante líquido.
Enjoos: Procure sentar-se nos assentos próximos às asas da aeronave, onde a vibração é menos sentida e prefira os assentos da janela. Nunca viaje de estômago vazio, nem se alimente de líquidos como sopa e caldos durante a viagem. Vários medicamentos ajudam a combater enjoos e algumas empresas aéreas dispõem deles a bordo.
Bebidas alcoólicas: A altitude e o ar rarefeito a bordo potencializam duas vezes e meia o efeito do álcool. Tome uma ou outra taça de vinho para sentir sono durante o voo e só. Muita gente chega a desmaiar por beber demais.
Exercícios: Mexa os braços e faça alongamentos do tronco e do pescoço para melhorar a circulação do sangue. Para evitar o inchaço nos pés, caminhe pelo corredor do avião se sentir necessário e mexa a ponta dos pés quando estiver sentado.
Roupas confortáveis: Assim como os pés incham, todo o corpo se "dilata" durante voos mais longos. Então o ideal é usar roupas folgadas, sapatos confortáveis e abolir a gravata.
Banheiro no Avião: Você pode utilizar os banheiros destinados e separados para homens e mulheres (parte frontal e traseira), estando atento para "não fumar", os mesmos possuem detectores de fumaça.
Com essas dicas você terá um ótimo voo!