Criar um Site Grátis Fantástico

Viagens com Crianças e Bebês

Viagens com Crianças e Bebês

Vai levar uma criança pela primeira vez para viajar e não faz ideia de quais documentos precisa levar para apresentar na companhia aérea ou no hotel?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar na preparação de sua viagem:

Quais documentos os pequenos devem levar?Dentro do Brasil e na companhia dos pais, basta a carteira de identidade ou a certidão de nascimento. Se a viagem for para o exterior, é obrigatório o RG nos países do Mercosul e o passaporte nos demais. Verifique se a exigência de visto, quando houver, não é dispensável na idade da criança.

E se a criança viajar com um dos pais? Para o exterior, é imprescindível autorização judicial ou daquele que não viaja, por escrito, com firma reconhecida e a descrição da viagem. Dentro do Brasil não é necessário permissão.

E para viajar com outros familiares? Para que avós e demais parentes viajem com a criança para o exterior, é exigida a autorização judicial ou uma permissão do pai e da mãe por escrito, com firma reconhecida dos dois. Para as viagens nacionais, o acompanhante maior de idade precisa portar um documento com foto, que comprove o parentesco de até 3º grau.

Quais documentos são obrigatórios para hospedar a criança em um hotel? De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibida a hospedagem de menores em hotéis sem a autorização ou o acompanhamento dos pais ou responsáveis. No caso de hospedagem com apenas um dos pais, é necessária uma permissão do pai ausente com firma reconhecida ou autorização judicial. Mas nem todos os hotéis cobram esse documento. Antes de viajar, consulte as exigências do hotel.



 Pessoas acompanhadas por crianças de colo são considerados passageiros com necessidades de atendimento especial. Por isso, a companhia aérea precisa ser avisada com antecedência mínima de 48 horas antes do embarque se há bebês entre os passageiros. O aviso pode ser dado no momento da compra – mesmo pela Internet – ou em outro canal de contato com a empresa aérea. Pessoas que necessitam de atendimento especial também têm direito a atendimento preferencial no check-in e no embarque. 

A primeira fileira de assentos das aeronaves deverá ser utilizada, prioritariamente, por crianças em berços, crianças desacompanhadas e passageiros acompanhados de cão-guia, quando necessário. 

A alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.) podem ser transportadas apenas na quantidade a ser utilizada durante o vôo, incluindo eventuais escalas, e apresentados no momento das inspeções de bagagem. 

Muitas companhias aéreas oferecem carrinhos para transporte de bebês no aeroporto, embora não esteja previsto na regulamentação. Consulte a companhia aérea antes de seguir para o aeroporto.